SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Percepção do acadêmico de enfermagem sobre o seu processo de saúde/doença durante a graduaçãoRede de Atenção Saúde Bucal: Limitações e Desafios em um Município Catarinense de Grande Porte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

LERRI, Maria Rita; OLIVEIRA, Cassiana Moraes de  e  SHUHAMA, Rosana. Percepção de pacientes diabéticos e hipertensos usuários de um Núcleo de Saúde da Família. Saúde Transform. Soc. [online]. 2013, vol.4, n.4, pp. 63-68. ISSN 2178-7085.

A Estratégia Saúde da Família visa atividades de promquoção, prevenção, recuperação da saúde entendendo a família como foro privilegiado para a implementação de um conceito de saúde ampliado. Nesse contexto, as doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, configuram um problema mundial de saúde com implicações pessoais e repercussões sociais, devem ser devidamente abordadas pela Estratégia Saúde da Família. Esse estudo de natureza exploratória, de abordagem qualitativa teve como objetivo identificar as percepções de pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus, assistidos por um Núcleo de Saúde da Família de uma cidade do interior paulista, sobre o quadro clínico, influência do estado emocional e fatores de melhoria da saúde. Sessenta e sete pacientes foram entrevistados. A maioria das verbalizações sobre os sintomas de hipertensão inclui relatos de dores, taquicardia, tontura, dificuldade de visão e problemas digestivos. Sobre os aspectos emocionais mostraram reunir duas verbalizações, uma associando a sintomatologia da hipertensão a nervosismo e a ansiedade. Quando questionados sobre a identificação de alterações relacionadas a DM, a maioria dos pacientes descreveu sintomas como fraqueza, sudorese, dificuldade de visão, dores na cabeça e nas pernas e tontura. Também aqui associaram como influente o nervosismo, seguido de tristeza. Em geral, os pacientes referiram que não contam com opções de atividades de lazer, referindo que as visitas a familiares como a mais comumente realizada, ainda que as identificassem como fator de proteção, bem como estratégias de enfrentamento de questões emocionais e fisiológicas.

Palavras-chave : Atenção Básica à Saúde; Hipertensão; Diabetes Mellitus; Percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )