SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Rede de Atenção Saúde Bucal: Limitações e Desafios em um Município Catarinense de Grande PorteOs Discursos Envolvendo o Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional na Prática dos Profissionais de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

VENANCIO, Gisely Naura et al. Uso e necessidade de prótese em idosos da região Norte do Brasil: Estudo reflexivo dos resultados do Projeto Saúde Bucal Brasil 2003 e 2010. Saúde Transform. Soc. [online]. 2013, vol.4, n.4, pp. 78-82. ISSN 2178-7085.

O Brasil apresenta um aumento da população idosa, acarretando mudanças nas necessidades de saúde bucal. Assim, este trabalho constituiu uma análise dos resultados dos inquéritos sobre Condições de Saúde Bucal da População Brasileira, denominados SB Brasil 2003 e 2010. Foram pesquisadas as variáveis: uso e necessidade de prótese dentária superior e inferior na população na faixa etária de 65 a 74 anos da região Norte do Brasil, com um total de 744 idosos em 2003 e 1721 em 2010. Analisou-se os percentuais da distribuição de uso e necessidade de prótese na população estudada fazendo-se uma reflexão comparativa à luz da literatura. O uso de prótese dentária é muito baixo, ante ao edentulismo, evidenciando a necessidade de próteses parciais e totais. As medidas de recuperação da saúde bucal e os programas/serviços de saúde bucal precisam ser mais efetivos para mudar essa realidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )