SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4O bom professor na área da saúde: uma revisão integrativa da literaturaDa academia à realidade: uma reflexão acerca da prática do exame físico nos serviços de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

RODRIGUEZ, Anna Maria Meyer Maciel et al. Victória Secaf: Contribuições para a Educação em Enfermagem. Saúde Transform. Soc. [online]. 2013, vol.4, n.4, pp. 100-105. ISSN 2178-7085.

Introdução: Pensadores do século passado e atual influenciaram, ao seu modo e ao seu tempo, a pedagogia, a didática e a educação na saúde. Nesse sentido, as obras da enfermeira Victória Secaf, têm contribuído para o aprimoramento destes processos, pois têm se dedicado à formação docente desse profissional. Objetivo: Levantar dados da literatura sobre Victória Secaf enquanto considerável pensadora com significativa importância na educação para a saúde e especialmente para a enfermagem. Metodologia:Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de um estudo descritivo, analítico e documental sobre Victória Secaf, o que nos permite extrair as identificações desta pensadora em foco, tendo em vista o seu acervo biográfico e suas contribuições no processo de educação e consequentemente na saúde e enfermagem. Discussão: A autora valoriza a formação do enfermeiro como docente, a publicação cientifica, a História da Enfermagem, além de estudar a imagem do enfermeiro e sua posição perante a sociedade, a ética e a legislação. Semelhanças de Secaf com alguns pensadores se fazem presentes à medida que valorizam o incentivo à curiosidade do aluno que transforma a sua postura, contribuindo para uma aprendizagem ativa e compartilhada. Reconhece-se a relevância da capacitação para o ensino e a pesquisa, visando à produção de conhecimento, destacando entre outros aspectos, o papel social do docente. Conclusão: Secaf trouxe importantes contribuições para se pensar e refletir a pedagogia, a didática e a educação, especialmente no que se refere ao profissional enfermeiro. Com relação a sua formação docente fica evidenciada a necessidade de se investir na qualificação, tendo em vista que, enquanto educador, é capaz de transformar a realidade. Cabe ressaltar que para o fortalecimento da profissão e da sua imagem social, a valorização da Historia da Enfermagem, o incentivo à produção e socialização do conhecimento científico, ressaltadas por suas obras, se fazem imprescindíveis.

Palavras-chave : Educação; Educação em Enfermagem; Prática do Docente de Enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )