SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Victória Secaf: Contribuições para a Educação em Enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

AZEVEDO, Dulcian Medeiros de et al. Da academia à realidade: uma reflexão acerca da prática do exame físico nos serviços de saúde. Saúde Transform. Soc. [online]. 2013, vol.4, n.4, pp. 106-110. ISSN 2178-7085.

Este estudo tem por objetivo refletir sobre a importância da realização do exame físico pelo enfermeiro, identificando possíveis dificuldades que podem distanciá-lo dessa prática. O exame físico é uma das etapas do Processo de Enfermagem e configura-se como técnica relevante, necessária à detecção de estados patológicos, à prevenção de agravos, ao acompanhamento da evolução clínica e ao planejamento de estratégias de cuidados. Sua não realização pode estar atrelada à precarização do trabalho, a falhas no processo formativo dos componentes da equipe de enfermagem, à organização das suas rotinas de trabalho ou mesmo a dificuldades de ordem operacional na gerência do serviço. É, portanto, necessário que a equipe de enfermagem desenvolva ações de saúde com habilidade, competência científica e ético-política, a fim de superar os entraves que impedem o fornecimento de um cuidado integral, de modo a atender às expectativas do usuário/família e alcançar uma melhor qualidade assistencial.

Palavras-chave : Cuidados de enfermagem; Educação em enfermagem; Exame físico; Relações enfermeiro-paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )