SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Permanent Education for the improvement of Hospital Infection Control: integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde & Transformação Social

On-line version ISSN 2178-7085

Abstract

SANTOS, Lauriana Medeiros Costa et al. Processo ensino-aprendizagem em enfermagem no cuidado com o portador de lesões cutâneas: uma revisão integrativa. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 01-06. ISSN 2178-7085.

A revisão integrativa teve como objetivo analisar a produção científica relacionada ao processo ensino-aprendizagem no cuidado com o portador de lesões cutâneas na formação em enfermagem, publicada entre 1996 e 2012. Foram analisadas 10 publicações, sete pesquisas e três relatos de experiência. As pesquisas enfocavam o ensino de graduação, discutindo organização, conhecimento dos estudantes, sentimentos e percepções acerca da temática. Indicam que é necessário haver melhorias no planejamento, maiores oportunidades para integração entre teoria e prática, valorização do diálogo, qualificação docente e construção de metodologias ativas de aprendizagem. Os relatos de experiência apresentaram um ensino orientado por uma tendência progressista, colocando o estudante como um ser ativo e o professor como condutor do processo. Demonstraram a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem como estrategia para desenvolver tanto a aprendizagem, quanto o cuidado integral. Houve destaque para as disciplinas Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem e Enfermagem Médico-Cirúrgica na abordagem deste conteúdo.

Keywords : Enfermagem; Educação; Cicatrização de Feridas; Cuidados de Enfermagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )