SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Educação Permanente para o aperfeiçoamento do Controle de Infecção Hospitalar: revisão integrativaEntrevistas telefônicas na pesquisa qualitativa em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

BRITO, Rosineide Santana de; FERREIRA, Nathaly Ellen Maria Silva  e  SANTOS, Danyelle Leonette Araújo dos. Atividades dos Agentes Comunitários de Saúde no âmbito da Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa da literatura. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 16-21. ISSN 2178-7085.

O objetivo do estudo foi identificar na literatura as atividades desempenhadas pelo Agente Comunitário de Saúde nas equipes da Estratégia Saúde da Família. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases eletrônicas de dados: LILACS, SCIELOiteratura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online e Base de Dados em Enfermagem. A busca ocorreu em março de 2012, utilizando o descritor controlado "Programa Saúde da Família" e o descritor não controlado "Agente Comunitário de Saúde". Deste processo, obteve-se um total de 172 artigos, porém, apenas 19 foram selecionados, tendo suas informações sistematizadas em instrumento pré-estabelecido. Verificou-se que a maioria dos estudos é de autoria de profissionais enfermeiros, publicados nos anos de 2010 e 2011, em periódicos cujo foco é a saúde coletiva. Quanto às informações contidas nos artigos, evidenciou-se a importância dos Agentes Comunitários de Saúde na equipe da Estratégia Saúde da Família. Contudo, constatou-se uma multiplicidade de encargos por eles desempenhados, os quais nem sempre fazem parte de suas reais atribuições. Diante disso, reconhece-se a necessidade de delimitar a atuação deste ator social, no intuito de otimizar o trabalho em equipe e a oferta de assistência em saúde para as pessoas adstritas em área de atuação do Programa Saúde da Família.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Enfermagem em Saúde Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )