SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Atividades dos Agentes Comunitários de Saúde no âmbito da Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa da literaturaAtrás da Cortina de Fumaça: Jovens da Periferia e a Temática das Drogas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Saúde & Transformação Social

versión On-line ISSN 2178-7085

Resumen

GONCALO, Camila da Silva  y  BARROS, Nelson Filice de. Entrevistas telefônicas na pesquisa qualitativa em saúde. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 22-26. ISSN 2178-7085.

O objetivo do artigo é discutir características metodológicas de estudos qualitativos conduzidos por meio de Entrevistas Telefônicas (ET). Foi realizada revisão sistemática da literatura nas bases eletrônicas dos periódicos: "Qualitative Health Research", "Sociology of Health & Ilness" e "Social Science & Medicine" (período de 2000 a 2010). O levantamento inicial resultou em 242 referências bibliográficas e após o refinamento das buscas seguido da aplicação dos critérios de inclusão/exclusão apenas 4 artigos foram selecionados, sendo 3 artigos publicados na "Qualitative Health Research" e 1 na "Social Science & Medicine". Os artigos analisados apresentaram superficialmente o modo como as ET foram planejadas e conduzidas. As justificativas para a sua utilização foram: o baixo custo e a necessidade de pequena infraestrutura. Conclui-se que há necessidade de debate deste tema na literatura, pois, embora apresentem vantagens, as ET impossibilitam o registro de dados oriundos da linguagem corporal e de expressões não ditas que constituem elementos importantes a serem captados especialmente na pesquisa qualitativa.

Palabras clave : Entrevista por Telefone como Assunto; Pesquisa Qualitativa; Revisão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )