SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Entrevistas telefônicas na pesquisa qualitativa em saúdePesquisa com usuários de Crack e seus familiares: análise de uma de uma vivência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

PEREIRA, Paulo Estevão  e  MALFITANO, Ana Paula Serrata. Atrás da Cortina de Fumaça: Jovens da Periferia e a Temática das Drogas. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 27-35. ISSN 2178-7085.

O fenômeno das drogas adquiriu proporções globais nas últimas décadas, atingindo todas as camadas sociais. A associação entre jovens, especialmente pobres, e o uso de drogas, presente na mídia e nas políticas públicas, tem suscitado discussões e intervenções que precisam ser analisadas e problematizadas, as quais, não considerando a situação socioeconômica e cultural daqueles jovens, têm acumulado resultados pouco efetivos, do ponto de vista público. Esse dado suscita a necessidade de inverter a ordem da pergunta e, antes de se buscar qual a melhor forma de tratar jovens em uso de drogas, iniciar pela compreensão dos contextos e arranjos sociais que permitem que estejam expostos às drogas e como tal exposição se dá no seu cotidiano. Este artigo baseia-se em uma pesquisa com jovens da periferia de uma cidade de médio porte do interior paulista e discute, a partir do discurso dos jovens, a relativização do papel das drogas como fonte primária de suas vulnerabilidades. Utilizou-se como método a observação participante, em um equipamento público local, além de entrevistas e grupos de atividades. O discurso dos jovens desvela questões como violação de direitos, restrições à mobilidade urbana, violência real ou simbólica a que estão sujeitos, bem como a precariedade das relações de trabalho; fatores que se traduzem em uma vulnerabilidade maior que aquela advinda da temática das drogas.

Palavras-chave : Adolescente; Drogas Ilícitas; Vulnerabilidade Social; Condições Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )