SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Atrás da Cortina de Fumaça: Jovens da Periferia e a Temática das DrogasOs trabalhadores de saúde diante do nervosismo: uma perspectiva a partir da etnografia institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

SELEGHIM, Maycon Rogério; GALERA, Sueli Aparecida Frari  e  OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de. Pesquisa com usuários de Crack e seus familiares: análise de uma de uma vivência. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 36-41. ISSN 2178-7085.

Diante da escassez de estudos sobre o tema uso de crack e sua interface com as famílias, o presente trabalho teve por finalidade relatar algumas experiências vivenciadas durante a fase de coleta de dados de uma pesquisa com esta clientela. O estudo relatado, de cunho qualitativo, foi desenvolvido em um serviço especializado para o tratamento da dependência química do Paraná e teve como referencial teórico a Teoria Geral dos Sistemas, particularmente o uso do genograma para a identificação de aspectos multigeracionais associados ao uso de drogas. O diário de campo foi utilizado de forma complementar, mas considerando a riqueza das informações encontradas em campo, e registradas, estruturou-se este relato, que foi desenvolvido a partir da realidade empírica, das situações presenciadas no local de estudo e dos depoimentos coletados. Pensa-se que estudos como esse possa fornecer subsídios para a elaboração e o aprimoramento de futuras investigações sobre a temática.

Palavras-chave : Drogas Ilícitas; Crack; Relações Familiares; Comunidade Terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )