SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Pesquisa com usuários de Crack e seus familiares: análise de uma de uma vivênciaO transtorno de personalidade borderline a partir da visão de psicólogas com formação em Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

AZEVEDO, Luciana Fernandes de Medeiros. Os trabalhadores de saúde diante do nervosismo: uma perspectiva a partir da etnografia institucional. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 42-49. ISSN 2178-7085.

O objetivo é analisar as concepções dos trabalhadores de saúde acerca de queixas como nervos e identificar suas práticas de cuidado. Foram realizadas entrevistas com 06 trabalhadores de saúde da Estratégia Saúde da Família em Natal/RN e um grupo focal com 04 agentes comunitários. A análise do material está fundamentada na perspectiva da Etnografia Institucional e da análise do discurso. Os participantes compreendem nervos como um sofrimento relacionado às condições de vida. Nem sempre conseguem proporcionar intervenções em função das condições de trabalho e da formação técnica. Alguns buscam conversar com os usuários e aconselhá-los, mas não conseguem fazer uso da intersetorialidade. Intervenções também podem ser desenvolvidas por psicólogos que quando possuem uma visão crítica da saúde, podem inovar com práticas de cuidado usuário-centradas e focadas nas necessidades da comunidade. Faz-se necessário fortalecer os dispositivos de cuidado como os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, bem como a formação dos psicólogos.

Palavras-chave : Nervosismo; Profissionais de Saúde; Etnografia Institucional; Práticas de Cuidado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )