SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Health workers facing nervousness: an institutional ethnography perspectiveEnchantment and reception in daily life - a study of johrei and reiki author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde & Transformação Social

On-line version ISSN 2178-7085

Abstract

MATIOLI, Matheus Rozário; ROVANI, Érica Aparecida  and  NOCE, Mariana Araújo. O transtorno de personalidade borderline a partir da visão de psicólogas com formação em Psicanálise. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 50-57. ISSN 2178-7085.

O transtorno de personalidade borderline (TPB) refere-se a um transtorno que afeta seriamente a vida da pessoa acometida causando prejuízos significativos tanto ao indivíduo com TPB como às pessoas a sua volta. O objetivo deste artigo é apresentar a experiência profissional de psicólogas com formação em Psicanálise no atendimento de pacientes com TPB, enfocando: as principais características, o processo diagnóstico e o tratamento do transtorno. Participaram da pesquisa duas psicólogas com formação em Psicanálise. Pode-se observar que as profissionais realizam o diagnóstico durante o tratamento, já que o maior interesse está no funcionamento do paciente. Além disso, o tratamento é feito de acordo com os sentimentos e pensamentos que o paciente verbaliza, e da relação terapêutica com o analista. Pode-se concluir que a divulgação de informações acerca do TPB e seu tratamento são de grande importância para esclarecer tanto a população quanto profissionais e estudantes da área da saúde.

Keywords : Psicanálise; Transtorno de Personalidade Borderline; Tratamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )