SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O transtorno de personalidade borderline a partir da visão de psicólogas com formação em PsicanáliseTecnologia social visando à promoção de saúde em uma comunidade rural de São Luís, Ma. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Saúde & Transformação Social

versión On-line ISSN 2178-7085

Resumen

MIWA, Marcela Jussara. Encantamento e acolhimento no cotidiano - um estudo sobre Johrei e Reiki. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 58-65. ISSN 2178-7085.

Este estudo buscou compreender como reiki e johrei afetam o comportamento, a visão de mundo, as relações sociais de seus praticantes e o enfrentamento do processo saúde-doença. A pesquisa realizou-se em Ribeirão Preto, SP, em um Núcleo de Reiki e na Igreja Messiânica Mundial, entre outubro de 2009 e janeiro de 2012. Os dados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Resultados: tanto os ensinamentos da Igreja Messiânica, como os associados ao reiki, forneceram novos sentidos para as questões ou sofrimentos desses sujeitos. O processo saúde-doença ganhou outras explicações e outras formas de enfrentamento. Essas práticas também colaboraram para o empoderamento de seus praticantes, assim como, para o desenvolvimento de maior tolerância, melhorando a sociabilidade. Esses espaços também se configuraram como comunidades efêmeras, proporcionando acolhimento aos seus adeptos e possibilitando o resgate da crença na magia e do encantamento nas experiências cotidianas.

Palabras clave : Terapias Complementares; Comunidade; Acolhimento; Relações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )