SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Encantamento e acolhimento no cotidiano - um estudo sobre Johrei e ReikiTranscendendo fronteiras e criando noticias: a Agência de Notícias da Sida em Moçambique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

SILVA, Alessandro Costa da  e  ALENCAR, Marcelo Henrique Bandeira Costa. Tecnologia social visando à promoção de saúde em uma comunidade rural de São Luís, Ma.. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 66-72. ISSN 2178-7085.

As tecnologias sociais tem sido usadas como formas alternativas para que as populações rurais, de baixa renda, tenham acesso a saneamento básico. Esta pesquisa objetivou informar e sensibilizar uma comunidade sobre a tecnologia do Banheiro Seco (BS), um tratamento de baixo custo e eficaz para dejetos humanos. Oficinas de capacitação foram realizadas por meio de entrevistas participativas, palestras, vídeos e cartilhas ilustrativas, contextualizando com o modo de vida rural e ribeirinho; sugerindo o uso do BS como alternativa para o esgotamento sanitário, diminuição de doenças e melhoria na agricultura (via compostagem). Percebeu-se que a comunidade, por ter problemas de saneamento e por ser carente de políticas públicas, apresentou perfil adequado. Os dados obtidos por meio de questionários (DRP, Diagnóstico Rápido Participativo) com os moradores revelaram que mesmo sensibilizados, não se engajaram na construção dos BS. A explicação foi a falta de recursos financeiros, embora estejam dispostos a construir; caso os órgãos de fomento disponibilizem recursos para a compra dos materiais necessários.

Palavras-chave : Capacitação; Saneamento; Qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )