SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Tecnologia social visando à promoção de saúde em uma comunidade rural de São Luís, Ma.Roda de Arte, Trabalho e Cultura: relato de uma experiência com índios Guarani índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

BONANNO, Lucas Pondaco  e  VASCONCELLOS, Maria da Penha. Transcendendo fronteiras e criando noticias: a Agência de Notícias da Sida em Moçambique. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 73-80. ISSN 2178-7085.

Criado em São Paulo, Brasil, em 2003, o projeto que estabelece uma agência de notícias especializada em Sida (Aids) chega a capital de Moçambique, Maputo, em 2009. Este artigo analisa os resultados obtidos pela agência moçambicana nos primeiros quatro meses de atividade, período em que recebeu, in loco, apoio de profissionais da agência brasileira. Neste estudo, observaram-se a importância do jornalismo científico e independente, levar em consideração a cultura local e direcionar a comunicação para públicos específicos. A experiência obtida com esta iniciativa transnacional possibilita almejar a criação de uma rede de agência de noticias sobre Sida voltada à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Palavras-chave : Comunicação social; Jornalismo Científico; Saúde Pública; Transnacionalização da Imprensa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )