SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Roda de Arte, Trabalho e Cultura: relato de uma experiência com índios Guarani índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

PEREIRA, Sandra Souza; CEZAR, Juliana Guimarães Silva; REISDORFER, Emilene  e  CARDOSO, Lucilene. Visita domiciliar aos pacientes portadores de transtorno mental: ampliando as opções terapêuticas possíveis em um serviço ambulatorial. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 91-95. ISSN 2178-7085.

Os transtornos mentais (TM) acometem a população em geral, e de acordo com a literatura, quase a metade da população brasileira pode apresentar pelo menos um episódio de algum transtorno mental durante a vida. As políticas de atenção à saúde preconizam um cuidado integral e humanizado aos usuários, e serviços de saúde preparados para tal assistência. Dentro desta perspectiva, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência das alunas de pós-graduação, durante o período de estágio voluntário, através da realização de visitas domiciliares (VD) aos pacientes com TM em seguimento por um serviço público ambulatorial. Através das visitas domiciliares levantaram-se os pontos positivos que facilitavam a adesão do paciente ao tratamento e os pontos negativos que devem ser trabalhados para prevenir recaídas ou complicações. Durante a realização das VDs, foi verificado o uso de medicação, apoio familiar, condições socioeconômicas, condições físicas e psíquicas do paciente, avaliação de pedidos dos familiares para internações e outras demandas solicitadas pelos profissionais da equipe de saúde e/ou famílias. Esta experiência reafirmou que a visita domiciliar pode ser uma aliada para planejar as ações de assistência ao paciente por possibilitar a aproximação da realidade familiar e social do usuário. Dificuldades relacionadas ao serviço, à rede de atenção pública, ao usuário e seus familiares também foram detectadas.

Palavras-chave : Visita Domiciliar; Transtornos Mentais; Saúde Mental; Enfermagem Psiquiátrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )