SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Errâncias e itinerâncias de uma pesquisa avaliativa em saúde: a construção de uma metodologia participativaFunção apoio em pesquisa: experimentações na produção de (des)caminhos e desvios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

VERDI, Marta et al. Em foco a dimensao etico-estetico-politica da Humanizacao do SUS: efeitos dos processos de formacao de apoiadores da PNH nos territorios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sao Paulo. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 29-38. ISSN 2178-7085.

Estudo multicentrico e interinstitucional que objetivou avaliar os efeitos produzidos por processos de formacao de apoiadores institucionais da Politica Nacional de Humanizacao (PNH) entre 2008 e 2010. Para a PNH, a dimensao etico-estetico-politica (DEEP) da humanizacao consiste em um compromisso dos sujeitos com a atencao e a gestao da saude, assentado em valores como a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade, a solidariedade dos vinculos, a defesa dos direitos dos usuarios e a participacao coletiva na gestao. O percurso desta pesquisa avaliativa de 4a geracao se apoiou em estrategias formativo-interventivo-participativas, como a constituicao de comites ampliados de pesquisa, oficinas e seminarios com os apoiadores - 319 trabalhadores do SUS distribuidos em 111 municipios paulistas, catarinenses e gauchos. Os procedimentos incluiram analise documental, questionarios, entrevistas e grupos focais. Os dados foram organizados em torno de oito eixos analiticos, entre os quais o da DEEP que foi compreendida, experimentada e relacionada a ampliacao dos graus de comunicacao; a indissociacao entre o planejamento e a execucao das praticas de saude; a defesa do direito a saude e da producao do comum; aos desafios da concentracao de poder e da necessidade da democratizacao institucional; a inclusao dos sujeitos e dos conflitos; a producao de subjetividade vinculada a gestao compartilhada, a autonomia e ao protagonismo; ao tema da alteridade e da empatia e a reflexao sobre o agir. Entretanto, os conflitos revelados e a discussao sobre o tema da moralidade apontaram para uma compreensao da etica muitas vezes de carater deontologico, moralizado e prescritivo. A humanizacao deve ser analisada a partir de sua complexidade e nao de um modo maniqueista de avaliacao das praticas como humanizadoras ou desumanizantes.

Palavras-chave : Humanizacao da assistencia; Etica; Politica de Saude; Sistema Unico de Saude.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )