SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Apoiar, intervir e agenciar: dos diferentes usos dos dispositivos da Política Nacional de Humanização na perspectiva dos apoiadores em formação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Saúde & Transformação Social

versión On-line ISSN 2178-7085

Resumen

MATIAS, Maria Claudia Souza; PAULON, Simone Mainieri  y  PEDRO, Mateus Felipe Otaviano. Lançar-se no Olho do Furacão: Estratégias Pedagógicas e Sentidos de um curso para a formação do Apoio Institucional. Saúde Transform. Soc. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 100-111. ISSN 2178-7085.

O artigo busca discutir os sentidos e efeitos das estratégias pedagógicas utilizadas nos processos de formação de Apoiadores Institucionais da Política Nacional de Humanização a partir da perspectiva dos apoiadores formados, sendo recorte dos resultados e análises produzidas em um estudo multicêntrico, qualitativo e avaliativo de 4ª geração, levado a cabo por três universidades públicas, em parceria com o Ministério da Saúde brasileiro entre 2011 e 2014. A partir do objetivo de avaliar os efeitos da Formação de Apoiadores Institucionais da Política Nacional de Humanização (PNH) para a produção de saúde no SUS, o estudo trouxe elementos para a análise dos sentidos que estes cursos tiveram para seus participantes, apontando efeitos das estratégias pedagógicas utilizadas. Método e estratégias de formação contribuíram para significativa mudança no modo como os apoiadores veem e se inserem no Sistema Único de Saúde, ampliando sua capacidade de análise e interferência no cotidiano dos serviços. O fomento de grupalidade entre os sujeitos ao longo dos cursos, destacada entre as avaliações mais positivas, assinalou a relevância de tal estratégia para a formação no SUS, considerando que a constituição de coletivos é condição para a humanização das práticas nos serviços. A complexidade da Formação de Apoiadores na perspectiva da PNH leva-nos a considerar este tipo de formação como etapa de um processo maior, que, centrado na estratégia de intervenção nos serviços, alavancaria, segundo os apoiadores, a efetiva implementação de uma política pública, humanizada e solidária de saúde para todos os brasileiros.

Palabras clave : Política de Saúde; Humanização do SUS; Apoio Institucional; Educação em Saúde; Pesquisa-Intervenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )