SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2El Significado de la Experiencia de la Aceptación de la Orientación Sexual Homosexual desde la Memoria de un Grupo de Hombres Adultos PuertorriqueñosHabilidades Mentales Primarias y Certeza Vocacional en Alumnos del Primer Semestre de la Licenciatura en Derecho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Eureka (Asunción) en Línea

versão On-line ISSN 2220-9026

Resumo

FORMIGA, Nilton; GALVAO, Lilian De S.; SANTOS, Miriane Da S.  e  CAMINO, Cleonice Dos S.. Consistência estrutural da Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal: um estudo com jovens civis e militares. Eureka [online]. 2012, vol.9, n.2, pp. 171-184. ISSN 2220-9026.

De forma geral, a empatia pode ser compreendida como a capacidade de uma pessoa em se colocar no lugar do outro, capaz de inferir seus sentimentos e, com base no conhecimento adquirido no processo empático, responder afetivamente de forma mais adequada para a situação que o outro está passando. Recentes estudos no Brasil validaram e confirmaram a estrutura trifatorial da Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI); com isso, este estudo tem como objetivo avaliar a consistência estrutural da Escala EMRI em amostra de jovens de diferentes contextos sócio-escolares. 376 homens e mulheres, de 17 e 33 anos, do ensino médio de instituição de ensino pública e militar da cidade de João Pessoa-PB; responderam a EMRI e a um questionário demográfico. Observou-se que na amostra total e, separadamente, para a dos jovens militares e civis, a escala apresentou indicadores psicométricos que garantiram a estrutura trifatorial, a qual, já encontrada por outros autores brasileiros. Esses resultados apontam, conceitual e empiricamente, a consistência da EMRI, independente da diversidade amostral. Ainda se constatou que os jovens civis apresentaram médias superiores à dos jovens militares na consideração empática e angustia pessoal, mas, na tomada de perspectiva, o resultado se inverteu.

Palavras-chave : Empatia, Modelagem Estrutural; Jovens Civis e Militares.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )