SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1"ADHD: knowledge, praxis and attitude of teachers of BSE"Hope and social well-being and political participation in adults belonging to a rural community of Minga Guazú, Alto Par author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Eureka (Asunción) en Línea

On-line version ISSN 2220-9026

Abstract

SOARES, Natália Isis Leite; ROCHA, Nara Maria Forte Diogo  and  MOURA JR, James Ferreira. Modos de apropiação da realidade a partir de uma intervenção psicossocial em psicologia comunitária. Eureka [online]. 2013, vol.10, n.1, pp. 40-54. ISSN 2220-9026.

A proposta central da investigação é analisar os modos de apropriação da realidade em um grupo de participantes de uma intervenção psicossocial realizada em uma cidade da região Nordeste do Brasil. Entende-se apropriação como o modo de participação social na realidade. É feita uma analogia e convergência entre os diferentes modos de apropriação e os tipos de consciência desenvolvidos por Paulo Freire. Assim, este estudo tem uma perspectiva qualitativa com a utilização de observação participação e de grupo focal em um grupo constituído por 4 pessoas participantes dessa intervenção psicossocial realizada. Foi identificado que essa intervenção pode ter desenvolvido modos de apropriação mais comprometidos relacionados com o surgimento de uma consciência mais crítica nos participantes, apesar desses ainda contarem com formas de participação mais acomodadas e passivas.

Keywords : Intervenção Psicossocial; Apropriação; Consciência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )