SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1"TDAH: conocimientos, praxis y actitud de los docentes de la EEB"Percepción de bienestar social y participación política en adultos de una comunidad rural en Minga Guazú, Alto Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Eureka (Asunción) en Línea

versão On-line ISSN 2220-9026

Resumo

SOARES, Natália Isis Leite; ROCHA, Nara Maria Forte Diogo  e  MOURA JR, James Ferreira. Modos de apropiação da realidade a partir de uma intervenção psicossocial em psicologia comunitária. Eureka [online]. 2013, vol.10, n.1, pp. 40-54. ISSN 2220-9026.

A proposta central da investigação é analisar os modos de apropriação da realidade em um grupo de participantes de uma intervenção psicossocial realizada em uma cidade da região Nordeste do Brasil. Entende-se apropriação como o modo de participação social na realidade. É feita uma analogia e convergência entre os diferentes modos de apropriação e os tipos de consciência desenvolvidos por Paulo Freire. Assim, este estudo tem uma perspectiva qualitativa com a utilização de observação participação e de grupo focal em um grupo constituído por 4 pessoas participantes dessa intervenção psicossocial realizada. Foi identificado que essa intervenção pode ter desenvolvido modos de apropriação mais comprometidos relacionados com o surgimento de uma consciência mais crítica nos participantes, apesar desses ainda contarem com formas de participação mais acomodadas e passivas.

Palavras-chave : Intervenção Psicossocial; Apropriação; Consciência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )