SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Relações entre interesses, intenções e critérios de escolha profissionalEvidências de validade do teste de Pfister: Agressividade e irritabilidade em motoristas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

POLYDORO, Soely Aparecida Jorge  e  FREITAS, Fernanda Andrade de. Pesquisas com estudantes do ensino superior: Algumas características a partir de periódicos nacionais. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 26-39. ISSN 2236-6407.

Esse estudo objetivou levantar características das pesquisas desenvolvidas com os estudantes de ensino superior a partir de periódicos nacionais tendo como foco a Psicologia e a Educação. Para isso, 334 artigos publicados em dois periódicos foram consultados. Dentre eles, 35 foram selecionados, pois indicavam, no resumo e/ou título, o foco no estudante. As categorias analisadas foram: ano de publicação, autoria, referências utilizadas, tipos de pesquisas, e as características dos participantes. Identificou-se que as pesquisas foram, majoritariamente, de natureza descritiva e quantitativa, com autoria múltipla e feminina. Os pesquisadores utilizaram com mais frequência, os artigos como fonte dos estudos. Os estudantes do curso de Psicologia foram os mais estudados, havendo presença de alunos tradicionais e os não-tradicionais na amostra. Esses dados, embora não representativos da literatura nacional, oferecem um panorama que permite discutir algumas tendências e/ou lacunas acerca das variáveis estudadas.

Palavras-chave : estudante universitário; ensino superior; pesquisa documental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License