SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Evidencias de validez del test de Pfister: Agresividad e irritabilidad en conductoresAlteraciones de lad funciones ejecutivas en niños y adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

BARRETO, Célia Maria Ferreira  y  METTRAU, Marsyl Bulkool. Altas habilidades e o desafio do atendimento. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 66-79. ISSN 2236-6407.

O Estudo foi realizado em uma escola federal de ensino, localizada no Rio de Janeiro. Estabeleceu como objetivos gerais investigar as representações sociais dos professores sobre as altas habilidades e a existência da indicação de alunos com esse perfil para atendimento. Utilizou duas amostras diferenciadas. Uma formada de 36 professores que atuavam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio e a uma outra composta por quatro Setores do colégio, responsáveis pela registro histórico dos alunos. Aplicou a análise de conteúdo no tratamento dos dados obtidos. Os resultados mostraram que os professores respondentes têm representações sociais sobre altas habilidades e que não há alunos com altas habilidades matriculados na instituição, segundo os Setores pesquisados. A pesquisa sugere urgência no implemento de ações inclusivas para as altas habilidades nessa escola, assim como a continuidade nessa investigação.

Palabras clave : altas habilidades; representações sociais; atendimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License