SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Executive functions damage in children and adolescentsStudy on the beliefs of health agents about domestic violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

MOURAO-JUNIOR, Carlos Alberto  and  SOUZA, André Bedendo de. Adesão ao uso de medicamentos: algumas considerações. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 96-107. ISSN 2236-6407.

A adesão ao uso de medicamentos vem sendo estudada e discutida na literatura por inúmeros profissionais. Sua importância é crucial para o tratamento de um paciente e para a melhora do quadro de saúde do mesmo. O processo de adesão envolve muitas vezes uma ampla variedade de fatores. Dentre estes, pressupostos pessoais do paciente interferem diretamente na adesão. Assim, uma visão particular de cada paciente é fundamental para que se possa de fato compreender aquilo promove ou não a adesão à terapia. Este artigo tem por objetivo abordar variáveis envolvidas e estratégias para avaliar e promover a adesão, bem como promover reflexões que possam amadurecer esta discussão, principalmente no que se refere a perceber o paciente como fundamental no processo de adesão.

Keywords : adesão à terapia; uso de medicamentos; tratamento medicamentoso.

        · abstract in English | Spanish | Spanish | Spanish | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License