SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Alteraciones de lad funciones ejecutivas en niños y adolescentesEstudio sobre las creencias de los agentes de salud con respecto a la violencia doméstica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

MOURAO-JUNIOR, Carlos Alberto  y  SOUZA, André Bedendo de. Adesão ao uso de medicamentos: algumas considerações. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 96-107. ISSN 2236-6407.

A adesão ao uso de medicamentos vem sendo estudada e discutida na literatura por inúmeros profissionais. Sua importância é crucial para o tratamento de um paciente e para a melhora do quadro de saúde do mesmo. O processo de adesão envolve muitas vezes uma ampla variedade de fatores. Dentre estes, pressupostos pessoais do paciente interferem diretamente na adesão. Assim, uma visão particular de cada paciente é fundamental para que se possa de fato compreender aquilo promove ou não a adesão à terapia. Este artigo tem por objetivo abordar variáveis envolvidas e estratégias para avaliar e promover a adesão, bem como promover reflexões que possam amadurecer esta discussão, principalmente no que se refere a perceber o paciente como fundamental no processo de adesão.

Palabras clave : adesão à terapia; uso de medicamentos; tratamento medicamentoso.

        · resumen en Español | Español | Español | Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License