SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Adhersión al uso de medicamento: algunas consideracionesInforme de una entrevista final com el niño en el psicodiagnóstico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

LOURENCO, Lélio Moura; CRUVINEL, Érica; ALMEIDA, Adriana Aparecida de  y  GEBARA, Carla Ferreira de Paula. Estudo das crenças dos agentes de saúde a respeito da violência doméstica. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 108-128. ISSN 2236-6407.

A violência doméstica (VD) vem sendo apontada como uma das principais causas de morbi-mortalidade, despertando, no setor saúde, uma grande preocupação com essa temática. A presente pesquisa objetivou avaliar as crenças dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a respeito da violência doméstica(VD) contra crianças, adolescentes e idosos. Utilizou-se a técnica dos grupos focais e foram pesquisadas 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Dentre os tipos de VD mais freqüentemente detectados, estão: “Física” e “Negligência” para crianças/adolescentes, e “Financeira” e “Psicológica/Emocional” no caso dos idosos. As mães foram apontadas como principais agressores das crianças/adolescentes enquanto os filhos foram citados como principais agressores dos idosos. Os resultados deixam clara a necessidade de se pensar em uma capacitação dos ACS, assim como na elaboração e implantação de políticas públicas de prevenção e combate à VD no universo pesquisado.

Palabras clave : violência doméstica; crenças; gestão em saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License