SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Estudio sobre las creencias de los agentes de salud con respecto a la violencia doméstica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

MONTEIRO, Rebecca de Magalhães. Relato de uma entrevista de devolução com a criança no psicodiagnóstico. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 129-135. ISSN 2236-6407.

O presente trabalho traz o relato de um psicodiagnóstico realizado na clínica de psicologia de uma universidade particular de Belo Horizonte. O enfoque dado neste artigo foi na entrevista de devolução com a criança, considerada parte intrínseca do processo de psicodiagnóstico. Foram participantes dessa avaliação uma criança de sete anos acompanhada de seus pais. Após a integração dos dados coletados, por meio de testes e técnicas psicológicas, assim como entrevistas com os pais do paciente, foi elaborada uma entrevista de devolução lúdica e interativa para a criança. Nessa etapa solicitou-se à criança que contasse o final de uma história criada especialmente para contextualizar a experiência vivida por ela no processo de psicodiagnóstico. Constatou-se, com o relato da criança, que essa etapa é muito importante no processo psicodiganóstico, pois pode proporcionar a elaboração de conflitos e busca de possibilidades para enfrentar os desafios.

Palabras clave : Psicodiagnóstico; entrevista de devolução; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License