SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2O Pedir Ajuda: Concepções dos Estudantes do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

RUEDA, Fabián Javier Marín  e  CASTRO, Nelimar Ribeiro de. Evidência de validade de coNstruto convergente para o Teste de Atenção Dividida - TEADI. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 141-158. ISSN 2236-6407.

O objetivo do estudo foi buscar evidências de validade de construto convergente para o Teste de Atenção Dividida (TEADI) por meio da correlação com os Testes de Atenção Dividida e Sustentada (AD e AS). Participaram da pesquisa 105 estudantes universitários de uma instituição particular do estado de Sergipe, com idade variando de 18 a 53 anos (M=24,95, DP=6,62), sendo 41,9% do sexo masculino. Os instrumentos foram aplicados de forma coletiva, com duração aproximada de 30 minutos. Os resultados evidenciaram correlações de magnitudes moderadas e altas entre o TEADI e as medidas do AD, e baixas e nulas entre o TEADI e as medidas do AS. Esses dados eram esperados, uma vez que o TEADI e o AD se propõem a avaliar o mesmo tipo de atenção, enquanto o AS sugere avaliar um tipo diferente, qual seja, a atenção sustentada.

Palavras-chave : atenção; psicometria; evidências de validade; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License