SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Evidência de validade de coNstruto convergente para o Teste de Atenção Dividida - TEADICompreensão de leitura de professores: implicações para práticas docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SERAFIM, Tania Maria  e  BORUCHOVITCH, Evely. O Pedir Ajuda: Concepções dos Estudantes do Ensino Fundamental. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 159-171. ISSN 2236-6407.

Reconhecendo a carência de pesquisas nacionais acerca da estratégia de pedir ajuda, o presente estudo objetivou conhecer o uso e a concepção de pedir ajuda em 60 estudantes de ambos os sexos de 2ª a 4ª série do ensino fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram uma prancha contendo uma situação problema hipotética e uma entrevista estruturada desenvolvidos para o presente estudo. Os dados foram examinados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Resultados indicam que a estratégia de pedir ajuda é bastante relatada pelos participantes para a realização de atividades acadêmicas ou cotidianas. O pedido de ajuda é expresso verbalmente. Os familiares são as principais pessoas a quem os estudantes recorrem no momento de dificuldade. Os dados são discutidos em termos de reconhecer a importância da estratégia de pedir ajuda e da necessidade de novos estudos que aprofundem o conhecimento acerca dessa estratégia.

Palavras-chave : psicologia cognitiva; estratégia de pedir ajuda; estratégia de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License