SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2O Pedir Ajuda: Concepções dos Estudantes do Ensino FundamentalInteresses e personalidade: diferenças entre série e sexo de jovens do Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SOARES, Adriana Benevides; TEIXEIRA, Tereza Cristina Coutinho Corrêa  e  MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. Compreensão de leitura de professores: implicações para práticas docentes. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 172-183. ISSN 2236-6407.

Uma questão de interesse aos educadores diz respeito ao processo de compreensão de texto, habilidade fundamental para o progresso nos anos mais avançados de escolarização, e seu efeito nas práticas docentes. Esse é um estudo descritivo que explora essa questão. Utilizou-se um instrumento de compreensão de texto composto de perguntas sobre quatro níveis estruturais do texto e as práticas docentes foram descritas com base numa escala composta de quatro subescalas envolvendo: práticas cognitivas com enfoque lingüístico, aspectos cognitivos, afetivos e motores, formação continuada. Os resultados de 53 docentes mostraram uma leve tendência dos docentes a priorizar práticas cognitivas independente do seu nível de compreensão do texto.

Palavras-chave : compreensão de textos; práticas docentes; leitura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License