SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Compreensão de leitura de professores: implicações para práticas docentesDesenvolvimento visomotor e uso de jogos eletrônicos em crianças do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

GODOY, Silvia  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Interesses e personalidade: diferenças entre série e sexo de jovens do Ensino Médio. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 184-201. ISSN 2236-6407.

A escolha da profissão ainda se apresenta como um desafio nos variados momentos da vida e, por isso, tem sido objeto de investigação para pesquisadores da área. Nesse estudo analisaram-se as diferenças de interesses e personalidade em função do sexo e da série em 122 estudantes do Ensino Médio de uma escola particular do interior paulista. A idade dos sujeitos variou de 14 a 17 anos, sendo 44,3% do sexo masculino. Os resultados apontaram preferência masculina pela dimensão Ciências Exatas e feminina pelas dimensões Artes e Comunicação, Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Com relação à personalidade, as mulheres se destacaram nas características voltadas para sentimentos de compaixão, ternura e amor, enquanto os homens nas características de persuasão, sedução, comando e independência. Concluiu-se que a área de orientação profissional precisa dispor cada vez mais de conhecimento teórico e prático no contexto social, político e econômico.

Palavras-chave : orientação profissional; interesse profissional; personalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License