SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Interesses e personalidade: diferenças entre série e sexo de jovens do Ensino MédioTalento acadêmico e desempenho escolar: a importância da motivação no contexto educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

LIMA, Thatiana Helena de; CUNHA, Neide de Brito; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  e  MOGNON, Jocemara Ferreira. Desenvolvimento visomotor e uso de jogos eletrônicos em crianças do ensino fundamental. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 202-215. ISSN 2236-6407.

Este estudo investiga as possíveis relações entre a maturidade percepto-motora e o uso de jogos eletrônicos, assim como possíveis diferenças entre as variáveis sexo e idade. Participaram 148 crianças do ensino fundamental, de uma instituição pública do interior do Estado de São Paulo, sendo 54,1% do sexo masculino e 45,9% do sexo feminino. Os estudantes frequentavam da 2ª a 4ª série. Foram aplicados de forma coletiva, o Teste de Bender (B-SPG) e um questionário para avaliar os padrões de uso dos jogos eletrônicos. Os resultados indicaram que os meninos utilizavam mais tempo nos jogos eletrônicos. Houve correlações positivas entre a utilização dos jogos e as pontuações no teste Bender, indicando que as crianças que mais jogavam podiam ter maiores dificuldades visomotoras. Não foram encontradas diferenças significativas para o sexo, já para a idade conforme houve avanço, menor foi a pontuação.

Palavras-chave : desenvolvimento visomotor; jogos eletrônicos; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License