SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Academic performance and talent school: the importance of motivation in educationWorkshop of Psychology: memory and narrative experience with elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

CUNHA, Natália  and  RODRIGUES, Marisa Cosenza. O desenvolvimento de competências psicossociais como fator de proteção ao desenvolvimento infantil. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 235-248. ISSN 2236-6407.

Com a atual definição de saúde proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o movimento envolvendo a sua promoção passa a refletir-se de forma mais abrangente na vida das pessoas. Um dos objetivos centrais focaliza a maximização do repertório de competências individuais que visa proporcionar alternativas para a resolução dos problemas vivenciados no cotidiano de risco psicossocial. O modelo Habilidades de Vida configura-se como um processo de desenvolvimento de competências psicossociais essenciais para uma adaptação saudável à realidade e para o desenvolvimento humano. O presente artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento de competências psicossociais do ponto de vista proativo da promoção de saúde psicológica e fator de proteção ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Keywords : competências psicossociais; fator de proteção; promoção de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License