SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2The psychosocial competencies development as a protective factor in child development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

CORREA, Mariele Rodrigues  and  JUSTO, José Sterza. Oficinas de Psicologia: memória e experiência narrativa com idosos. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 249-256. ISSN 2236-6407.

Um dos papéis sociais atribuídos ao idoso é o de ser a memória coletiva de seu grupo social, transmitindo um legado cultural. Em nosso trabalho com idosos, intitulado “Oficinas de Psicologia” e realizado no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNESP - Assis), privilegiamos um espaço no qual essas memórias pudessem ganhar corpo e sentidos polissêmicos através da narrativa. Nas oficinas com cerca de 30 idosos, realizamos atividades com o objetivo de resgatar as memórias de acontecimentos vividos por eles, registrá-las e divulgá-las na comunidade universitária. Para os idosos, o resgate e a comunicação de suas experiências possibilitaram criar um espaço de interlocução de suas memórias, ressignificando o passado e o presente. Para o psicólogo, é um meio de implementar uma prática diferenciada que não vise o lembrar por lembrar, mas de fazer com que a lembrança seja um ato político de confronto com o presente e de questionamento do papel social dos idosos na atualidade.

Keywords : memória; velhice; psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License