SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2O desenvolvimento de competências psicossociais como fator de proteção ao desenvolvimento infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

CORREA, Mariele Rodrigues  e  JUSTO, José Sterza. Oficinas de Psicologia: memória e experiência narrativa com idosos. Est. Inter. Psicol. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 249-256. ISSN 2236-6407.

Um dos papéis sociais atribuídos ao idoso é o de ser a memória coletiva de seu grupo social, transmitindo um legado cultural. Em nosso trabalho com idosos, intitulado “Oficinas de Psicologia” e realizado no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNESP - Assis), privilegiamos um espaço no qual essas memórias pudessem ganhar corpo e sentidos polissêmicos através da narrativa. Nas oficinas com cerca de 30 idosos, realizamos atividades com o objetivo de resgatar as memórias de acontecimentos vividos por eles, registrá-las e divulgá-las na comunidade universitária. Para os idosos, o resgate e a comunicação de suas experiências possibilitaram criar um espaço de interlocução de suas memórias, ressignificando o passado e o presente. Para o psicólogo, é um meio de implementar uma prática diferenciada que não vise o lembrar por lembrar, mas de fazer com que a lembrança seja um ato político de confronto com o presente e de questionamento do papel social dos idosos na atualidade.

Palavras-chave : memória; velhice; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License