SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Motivação para aprender: diferenças de metas de realização entre alunos do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

GANDA, Danielle Ribeiro  e  BORUCHOVITCH, Evely. Atribuição de Causalidade no Ensino Superior: Análise da Produção Científica. Est. Inter. Psicol. [online]. 2011, vol.2, n.1, pp. 02-18. ISSN 2236-6407.

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise da produção científica acerca das atribuições de causalidade de estudantes de ensino superior, com ênfase nos cursos de formação de professores. Nesse sentido, foi feito um levantamento das pesquisas envolvendo alunos universitários e professores em exercício, publicadas na literatura internacional e nacional, no período entre 1998 e 2011. Os resultados mostraram que há um maior número de trabalhos realizados internacionalmente. Constatou-se também que há poucos estudos relacionados às atribuições causais de alunos no curso de formação de professores e de docentes na ativa. De forma geral, o exame das relações entre as crenças atribuicionais e variáveis psicológicas como motivação, emoção e comportamento predominou entre as pesquisas identificadas.

Palavras-chave : crenças atribuicionais; estudantes universitários; formação de professores; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )