SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Motivação para aprender: diferenças de metas de realização entre alunos do ensino fundamentalPsicologia Jurídica: Caracterização da Prática e Instrumentos Utilizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

GUERREIRO-CASANOVAI, Daniela Couto; DANTAS, Marilda Aparecida  e  AZZI, Roberta Gurgel. Autoeficácia de Alunos do Ensino Médio e Nível de Escolaridade dos Pais. Est. Inter. Psicol. [online]. 2011, vol.2, n.1, pp. 36-55. ISSN 2236-6407.

O objetivo deste estudo foi analisar diferenças entre as percepções de autoeficácia acadêmica e uso de estratégias de estudo e aprendizagem em aulas de língua portuguesa de estudantes do ensino médio de escolas públicas tendo como critério o nível de estudo dos pais. Participaram 534 estudantes do ensino médio de escolas públicas do estado de São Paulo. Foram utilizados três instrumentos de autorrelato: questionário de caracterização, Escala de Autoeficácia Acadêmica e o Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem. Os resultados encontrados por meio do teste de Kruskall-Wallis indicaram diferenças significativas para as crenças de autoeficácia acadêmica dos estudantes de acordo com os diferentes níveis de estudo das mães e dos pais. Os resultados do uso de estratégias de estudo e aprendizagem dos estudantes não apresentaram diferenças significativas quando considerados os níveis de estudos das mães e dos pais. Sugerem-se pesquisas sobre envolvimento parental nas atividades escolares de seus filhos.

Palavras-chave : motivação; pais; estratégias de estudo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )