SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1La Performatividad en los Cuatro DiscursosAnálisis de la Producción Científica Brasileña de Evaluación Psicológica en Orientación Professional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

FREITAS, Fernanda Andrade de  y  CANTALICE, Lucicleide. Testes Psicológicos: Levantamento dos Motivos Pelos Quais Receberam Parecer Desfavorável Segundo a ComissãoConsultiva. Est. Inter. Psicol. [online]. 2011, vol.2, n.1, pp. 88-102. ISSN 2236-6407.

Este estudo teve como objetivo identificar os motivos, segundo a resolução do Conselho Federal de Psicologia - CFP n.º 002/2003, pelos quais os testes psicológicos receberam Parecer desfavorável. A relação está disponível no site do Conselho Federal de Psicologia. Cinquenta e nove (59) pareceres dos testes reprovados foram impressos e analisados por dois juízes por meio de categorias estabelecidas. De modo geral, os resultados revelaram que o ano de 2003 contou com mais testes submetidos à avaliação e a editora, com mais testes reprovados, foi a Centro Editor de Psicologia Aplicada - CEPA e (45,7%) dos testes psicológicos tinha problemas quanto à fundamentação teórica e à definição de construto. Uma minoria (5,1%) apresentava estudos de validade e de precisão (13,6%), mas a maioria apresentou estudos normativos (67,8%), ainda que não estivessem totalmente adequados. Os dados foram discutidos em termos dos impactos positivos que a regulamentação gerou na área.

Palabras clave : avaliação psicológica; testes psicológicos; medidas; psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )