SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Testes Psicológicos: Levantamento dos Motivos Pelos Quais Receberam Parecer Desfavorável Segundo a ComissãoConsultivaViolência Doméstica: Atuação na Modalidade do Voluntariado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

AMBIELI, Rodolfo Augusto Matteo  e  POLLI, Mariana Fralleti de. Análise da Produção Científica Brasileira Sobre Avaliação Psicológica em Orientação Profissional. Est. Inter. Psicol. [online]. 2011, vol.2, n.1, pp. 103-121. ISSN 2236-6407.

O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica brasileira, publicada em bases de dados nacionais de periódicos científicos, a respeito da avaliação psicológica no contexto da orientação profissional. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases PePSIC e Scielo em agosto de 2011, a partir de critérios de seleção e exclusão e termos definidos a priori, tendo como escopo de análise um total de 24 artigos que tiveram seus textos completos analisados. Os resultados foram organizados em três blocos, relativos aos autores, periódicos e aspectos metodológicos. São discutidos principalmente aspectos referentes aos estados de origem dos autores, as relações entre objetivos traçados e metodologias adotadas nos artigos e a aparente causalidade existe entre quantidade de publicações de artigos e aprovação para utilização profissional dos testes.

Palavras-chave : orientação vocacional; testes psicológicos; pesquisa científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )