SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Delinquência auto-revelada em serviço de medidas socioeducativas em meio aberto no BrasilRelatos de trabalhadores: percepções de aspectos físicos e sociais do ambiente organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

NAKANO, Tatiana de Cássia; CAMPOS, Carolina Rosa; SILVA, Talita Fernanda da  e  PEREIRA, Elida Kalina Gomes. Estilos de Pensar e Criar no contexto organizacional: diferenças de acordo com o cargo profissional?. Est. Inter. Psicol. [online]. 2011, vol.2, n.2, pp. 171-193. ISSN 2236-6407.

O presente estudo visou identificar o estilo de pensar e criar dos profissionais de uma empresa do ramo de distribuição de produtos farmacêuticos, a fim de verificar a existência de diferentes estilos predominantes, de acordo com as variáveis sexo, escolaridade e cargo ocupado. Quarenta profissionais, sendo 30 mulheres e 10 homens, com idades entre 17 anos e 35 anos (M=24,5; DP=5,4) e escolaridade correspondente ao Ensino Médio (n=14) e Superior (n=26) foram divididos em dois grupos, sendo o primeiro formado por profissionais que trabalhavam na área fiscal e contábil (n=20), e outro grupo de profissionais que exerciam cargos na área de vendas (n=20). Os participantes responderam à Escala de Estilos de Pensar e Criar de forma individual durante o horário de trabalho. Os resultados demonstraram que somente o estilo lógico-objetivo mostrou-se influenciado pela área de atuação (F=4,745; p≤0,037), sendo que todas as demais influências não mostraram significativas. No presente estudo, as variáveis sexo e nível de escolaridade não exerceram influência nos estilos de pensar e criar dos participantes, assim como todas as demais interações. Verificou-se ainda que a maior parte da amostra estudada apresenta como estilo predominante o Lógico-objetivo, independente do sexo (62,0% das mulheres foram classificadas nesse estilo e 72,7% dos homens), do nível de escolaridade (com 57,1% dos profissionais com Ensino Médio e 69,2% com Ensino Superior) e em relação à área de atuação (60,0% dos participantes da área contábil/fiscal apresentando esse estilo predominante e 70,0% dos profissionais da área de vendas).

Palavras-chave : estilos; criatividade; gênero; escolaridade; organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License