SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Estilos de Pensar e Criar no contexto organizacional: diferenças de acordo com o cargo profissional?Sociometria e habilidades sociais em alunos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MANSO, Taís; PIRES, Aline Cristina Barbosa; UGO, Fernando  e  DANTAS, Marilda Aparecida. Relatos de trabalhadores: percepções de aspectos físicos e sociais do ambiente organizacional. Est. Inter. Psicol. [online]. 2011, vol.2, n.2, pp. 194-210. ISSN 2236-6407.

O mundo do trabalho é uma esfera da vida em que a maioria dos indivíduos, em algum momento da vida, irá vivenciar. Assim, torna-se fundamental conhecer e explorar as concepções dos trabalhadores a cerca de suas experiências e aspectos relacionados ao bem-estar e saúde. O objetivo deste trabalho foi de identificar e analisar as percepções dos trabalhadores quanto a aspectos físicos e sociais do ambiente de trabalho.  Foram participantes da pesquisa 12 trabalhadores de organizações de diferentes segmentos que adoeceram no posto de trabalho e foram afastados ou necessitaram de auxílio psicológico. Após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa foi realizada a coleta de dados por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada sobre aspectos pessoais, profissionais, sociais e percepções do trabalhador acerca do que o trabalho representa em sua vida. As respostas obtidas foram analisadas qualitativa e quantitativamente. Os relatos dos participantes indicaram a necessidade de alívio em relação ao trabalho quanto a aspectos de ritmo de trabalho e divisão de tarefas com menor carga. Outros aspectos que incomodam os trabalhadores referem-se às relações sociais, principalmente queixas da postura da liderança, na qual se sentem de certa forma desvalorizados. A presente pesquisa contribui para a ampliação do conhecimento sobre tema e para fomentar a necessidade de mais investimentos na área, a fim de possibilitar maior bem-estar aos trabalhadores de modo geral, principalmente aos aspectos biopsicossociais..

Palavras-chave : saúde; trabalho; psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License