SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Conceptions of the health team from the hospital of Curitiba/Parana about the psycologic practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

AMBIEL, Rodolfo A. M.; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  and  SOUSA, Andressa Cantone de. Trabalhadores com deficiência auditiva: relações entre vulnerabilidade ao estresse e satisfação no trabalho. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 02-23. ISSN 2236-6407.

O presente trabalho teve como objetivo explorar as relações entre vulnerabilidade ao estresse laboral e satisfação no trabalho em uma amostra de pessoas com deficiência auditiva. Participaram 54 pessoas, todos trabalhadores, com idades entre 18 e 58 anos (M=30,37). Foram aplicadas a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT) e a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), sendo que o processo de aplicação contou com uma pesquisadora que se comunica por LIBRAS. Os resultados apontaram correlações negativas baixas e moderadas entre os instrumentos. Os homens tiveram maiores escores na EVENT e as mulheres, na EST. Pessoas que falam LIBRAS tiveram médias maiores na EST, enquanto que os demais pontuaram mais na EVENT. Verificou-se que, quanto maior o tempo na mesma empresa, maior a tendência a ser mais vulnerável e menos satisfeito. Conclui-se que novos estudos devem ser feitos, avaliando-se outras variáveis imbricadas no processo de inclusão de pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho.

Keywords : vulnerabilidade ao estresse; satisfação no trabalho; pessoas com deficiência; deficiência auditiva; testes psicológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )