SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Trabajadores con pérdida de la audición: relaciones entre la vulnerabilidad al estrés y la satisfacción en el trabajoIlícito de práticas y sus agentes: un studio sobre las representaciones sociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

KIRCHNER, Luziane de Fátima; GRANZOTTO, Mariana Dambros  y  MENEGATTI, Claudia Lucia. Concepções da equipe de saúde de um hospital de Curitiba/Paraná sobre a prática de psicologia. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 24-40. ISSN 2236-6407.

O trabalho do psicólogo é atualmente compreendido como forma de integrar as ciências médicas e sociais, porém sua atuação no hospital é ainda pouco conhecida pelos profissionais da saúde que nele atuam. Com base neste aspecto, o presente estudo visou investigar a percepção da equipe de saúde sobre o trabalho de Psicologia no ambiente hospitalar. Para isso, todos os profissionais de saúde de um Hospital Filantrópico de Curitiba/Paraná foram convidados a responder um questionário contendo questões que verificaram seu conhecimento sobre a atuação do psicólogo em geral e no ambiente hospitalar, sua percepção sobre a importância da atuação do psicólogo em diferentes áreas do hospital, como o trabalho com pacientes, familiares e/ou equipes de saúde e sua percepção sobre as necessidades de atuação do psicólogo neste ambiente. Através dos dados levantados, pode-se concluir que os participantes consideram importante a atuação do psicólogo no hospital, embora seja observado o conhecimento parcial sobre esta atuação. Algumas atribuições dadas a este profissional parecem inclusive trazem risco de confusão com a função de outros profissionais de saúde (ex.: percepção de que o psicólogo pode receitar medicamentos, 53%). Poucos respondentes tiveram contato com o psicólogo no hospital (64%), e indicaram que as formas de contato foram no atendimento com pacientes (38%), reuniões com a equipe de saúde (31%), e participação em cursos sobre psicologia (30%). Considerando a crescente inserção do psicólogo no hospital, o contato com este profissional mostra-se ainda reduzido. No entanto, a percepção dos respondentes quanto a necessidade do psicólogo realizar atendimento em grupo, com a equipe de saúde (64%) ou com familiares (48%), pode ser considerada um avanço, no sentido de ampliação do conhecimento sobre as diferentes modalidades de atendimento que a psicologia pode realizar no hospital.

Palabras clave : psicologia hospitalar; profissionais de saúde; atuação em equipes multidisciplinares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )