SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Concepções da equipe de saúde de um hospital de Curitiba/Paraná sobre a prática de psicologiaEfeitos da herança psíquica na opção pela não construção do vínculo amoroso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

HOWAT-RODRIGUES, Anna Beatriz Carnielli; NASCIMENTO, Danielly Bart do; ROSA, Edinete Maria  e  POMPEU, Júlio César. Práticas ilícitas e seus atores: um estudo sobre representações sociais. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 41-56. ISSN 2236-6407.

O objetivo do presente artigo foi compreender a representação social de adultos autores de atos infracionais, importante para o levantamento de expectativas sociais construídas nas relações cotidianas. Participaram deste estudo 55 estudantes universitários dos cursos de Direito e Psicologia. Os instrumentos constituíram de questionário sociodemográfico sobre características dos participantes e questionário estruturado de ativação contextual com manipulação de variável econômica bairro (rico X pobre). Utilizou-se teste Qui-quadrado ou o Teste de Fischer a fim de examinar associações entre as variáveis. No geral, os estudantes atribuíram àquele que infringe a lei, cor/etnia parda, sem união estável e sem trabalho, justificando a aceitação de praticar atos ilícitos a partir de fatores socioeconômicos e prevendo a prisão ou a pena prevista em lei como forma de punir. As representações sociais mostram-se perpassadas pelo discurso das classes dominantes pautado numa visão punitiva e vingativa contrário ao discurso de reeducação e inserção social difundida em ambos os círculos acadêmicos.

Palavras-chave : sociais; influências sociais; estigma.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )