SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Efeitos da herança psíquica na opção pela não construção do vínculo amorosoColetivo da música: um estudo sobre relações entre arte e saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

TAVARES, Wanessa Marques; COUTO, Gleiber  e  SILVA, Renata Limongi França Coelho. Perfil de relações interpessoais e habilidades sociais de estudantes de psicologia. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 75-92. ISSN 2236-6407.

Este estudo teve como objetivo investigar o perfil de estudantes de Psicologia no que diz respeito às características de suas relações interpessoais e habilidades sociais e compará-lo com outros universitários. Participaram desta pesquisa 153 estudantes de Belo Horizonte e entorno. Os instrumentos utilizados foram o Checklist de Relações Interpessoais-II (CLOIT-II) e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Foram traçados os perfis de resposta e estimada a significância das diferenças por meio do teste t de Student. Os resultados indicaram que o perfil dos estudantes de Psicologia pode ser caracterizado por relações mais amigáveis, maior disposição para as interações e menor demonstração de afeto, além de possuírem mais habilidades sociais que os demais universitários. Assim, pôde-se verificar que os estudantes de Psicologia percebem suas relações interpessoais como sendo adaptativas aos padrões sociais e suas habilidades sociais são um pouco mais expressivas que as de universitários de outros cursos superiores.

Palavras-chave : universitários; psicologia; perfil psicológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )