SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Perfil de relações interpessoais e habilidades sociais de estudantes de psicologiaComplexo de Rapunzel: relações sociais, sexualidade e afetividade de adolescentes com HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SIQUEIRA, José Luiz Dias  e  LAGO, Angela Maria Chagas Villasuso. Coletivo da música: um estudo sobre relações entre arte e saúde mental. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 93-111. ISSN 2236-6407.

O objetivo desta pesquisa é buscar uma compreensão a respeito das experiências de usuários da Saúde Mental em atividades musicais. Realizamos entrevistas abertas com 6 participantes do Coletivo da Música, projeto que promove atividades musicais em Campinas. Posteriomente analisamos as transcrições tendo como referência o método fenomenológico, buscando discriminar algumas unidades de sentido e compreendê-las a partir de uma perspectiva psicológica. A música foi reconhecida pelos sujeitos como algo importante em suas vidas, associada à memória de períodos marcantes. As atividades musicais foram relacionadas a melhoras no estado de humor, ao aprendizado, à expressão e à socialização.

Palavras-chave : música; saúde mental; terapia pela arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )