SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Coletivo da música: um estudo sobre relações entre arte e saúde mentalOficina de criatividade: revendo o processo de ensinar, aprender e atuar em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

CESCON, Luciana França. Complexo de Rapunzel: relações sociais, sexualidade e afetividade de adolescentes com HIV/AIDS. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 112-124. ISSN 2236-6407.

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a influência do HIV/AIDS sobre as relações sociais, a sexualidade e a afetividade de adolescentes. Foi realizado um levantamento bibliográfico e posterior discussão teórica sobre o tema, tendo como metodologia a análise qualitativa de textos e artigos científicos. O estudo dos dados encontrados demonstrou que se faz necessário considerar integralmente os diversos aspectos psicossociais envolvidos nesta dinâmica, uma vez que os aspectos psicológicos influenciam de forma significativa a evolução da doença e a qualidade de vida do paciente soropositivo. No caso dos adolescentes, essa influência torna-se ainda maior, pois a puberdade é uma etapa específica de desenvolvimento biológico, emocional e social, onde a interação social tem papel importante para a construção da personalidade do sujeito. Espera-se que esse estudo possa contribuir para a reflexão sobre a importância de criarem-se estratégias de enfrentamento e acolhimento nas intervenções de saúde voltadas pra este grupo específico, especialmente no que diz respeito à atuação do psicólogo, que deve procurar acolher as demandas destes sujeitos, contribuindo para um desenvolvimento psicossocial saudável, considerandosuas especificidades.

Palavras-chave : psicologia; adolescência; AIDS; sexualidade; direitos reprodutivos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )