SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Complexo de Rapunzel: relações sociais, sexualidade e afetividade de adolescentes com HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

OLIVEIRA, Maria Helena Carvalho de. Oficina de criatividade: revendo o processo de ensinar, aprender e atuar em psicologia. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 125-131. ISSN 2236-6407.

A Oficina de Criatividade, disciplina de estágio clínico supervisionado, oferecida no curso de psicologia da Universidade Paulista, tem se mostrado campo fértil para os estagiários, não somente no processo de formação profissional, mas também pessoal e de abertura para novos campos de atuação no trabalho com grupos. Como disciplina, oferece ao futuro psicólogo um lugar de autoexperimentação, que propicia o seu próprio desenvolvimento simultaneamente ao seu preparo profissional, por meio de propostas temáticas que envolvem o uso de recursos expressivos como facilitadores do processo. A experiência de supervisão desta disciplina, da atuação em campo e de relatos de alunos e de instituições beneficiadas com este atendimento revela um modo de pensar a aprendizagem como um lugar de descoberta de potências, a partir de um fazer psicológico diferenciado, que parte da experiência para a teoria, visando sensibilizar, flexibilizar e transformar pessoas em sujeitos criadores, críticos e condutores de sua própria história.

Palavras-chave : supervisão; formação; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )