SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Evidencia de validez concurrente de la Batería Psicológica para Evaluación de la Atención - BPA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

FORMIGA, Nilton  y  SOUZA, Marcos A.. Tipo de orientação cultural e empatia em brasileiros: verificação de um modelo teórico. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 139-161. ISSN 2236-6407.

Os acontecimentos ocorridos na contemporaneidade têm afetado tanto os espaços sociais, econômicos e culturais, bem como as relações interpessoais. Acredita-se que uma orientação individualista ou coletivista influencia a capacidade das pessoas em reconhecer disponível para se colocar no lugar do outro: de ter empatia. O presente estudo tem como objetivo verificar um modelo teórico em que o tipo de orientação cultural explique a empatia. Participaram 456 sujeitos, do sexo masculino e do sexo feminino, de 12 a 67 anos, de instituições privadas e de públicas das cidades de João Pessoa-PB e Rio de Janeiro-RJ, que responderam a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal, dos atributos do tipo de orientação cultural individualista e coletivista e dados sócio-demográficos. Observou-se uma associação positiva da orientação coletivista com a empatia, enquanto a orientação individualista associou-se, negativamente, com a empatia.

Palabras clave : orientação cultural; empatia; modelagem estrutural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License