SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Evidência de validade convergente da Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção - BPAA histeria em A Carne, de Julio Ribeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

GASCON, Maria Rita Polo et al. Avaliação psicológica de crianças com dermatite atópica por meio do teste das fábulas de Düss. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 182-195. ISSN 2236-6407.

A Dermatite Atópica (DA) é uma doença inflamatória da pele, de caráter crônico e recorrente, caracterizada por prurido intenso e lesões de pele de distribuição típica. Além do caráter hereditário, a doença pode ser influenciada por fatores ambientais e psicológicos. O objetivo deste estudo foi analisar e refletir sobre o uso do Teste de Fábulas de Düss como um instrumento para compreensão dos aspectos psicodinâmicos de crianças com DA. Foram avaliados 33 pacientes entre 05 e 10 anos, de ambos os sexos com Dermatite Atópica em acompanhamento regular no Ambulatório de Alergia de um Hospital Universitário. Com base nos resultados, foi possível verificar que o teste das Fábulas de Düss se mostra uma técnica que possibilita a expressão dos conflitos emocionais e para a descoberta do funcionamento psíquico destes pacientes.

Palavras-chave : dermatite atópica; técnica projetiva; teste das fábulas de Düss.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License