SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Aggressiveness and intelligence in adolescenceBender Test (B-SPG) and HFD-Escala Sisto: validity by contrasting groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

TRAPIA, Adriana et al. O psicoterapeuta e a escolha do material no processo de ludodiagnóstico. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 233-240. ISSN 2236-6407.

O presente artigo apresenta um estudo bibliográfico acerca dos aspectos a serem observados na escolha do brinquedo e do brincar no processo de ludodiagnóstico. Para tanto, utilizou-se, principalmente, contribuições teóricas psicanalíticas de A. Freud, M. Klein e D. W. Winnicott. Discutiu-se o papel do psicoterapeuta, o setting terapêutico e o significado do brinquedo e do brincar. Concluiu-se que o psicoterapeuta possui papel fundamental na escolha do material e do ambiente no processo de ludodiagnóstico. E que uma atitude adequada, do profissional, considera as variáveis do ambiente, adapta os brinquedos e a brincadeira à capacidade cognitiva da criança, e, simultaneamente, respeita o processo de maturação e permite a livre expressão.

Keywords : brincadeiras e brinquedos; diagnóstico; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License